Tuesday, May 27, 2008

Risoto de Vinho Tinto com Linguiça



Minha nova gerente perguntou sobre uma receita fácil de fazer e saborosa... logo me veio à cabeça essa que aprendi no Gero, na época fazia o risoto com vinho Barolo e linguiça toscana. Pode-se fazer o risoto com um bom vinho tinto mais incorpado que o efeito é o mesmo.
Na hora de tomar, é claro que prefiro um Barolo, mas nem sempre temos uma garrafa a mão...

A primeira coisa a fazer é colocar para ferver 1,5 litro de água e nele dissolver 2 tabletes de caldo de galinha ou legumes.
Se você prefirir pode fazer o seu próprio em casa que fica muito mais saboroso fervendo em uma panela grande cheia de água, 1 talo de salsão, 1 cenoura cortada ao meio, 1 cebola ao meio, 1 folha de louro ou alguma erva aromática como tomilho, manjericão, cebolinha, salsinha etc; sal a gosto e pimenta do reino moída na hora. Deixe ferver tudo por no mínimo uns 30 minutos, acrescentando mais água caso necessário. Depois de ferver bastante, corrija o sal se necessário e coe o caldo de legumes para utilizar no risoto.

Para fazer a base de risoto use meia cebola em cubos refogada em um pouco de manteiga, depois fritar o arroz para risoto (sem lavar antes!) junto com a manteiga, quando ele estiver douradinho e envolto na manteiga, acrescentar 1 copo de vinho tinto e deixar evaporar um pouco, sem que seque por completo (para saber a proporção do risoto - 1 caixa de arroz de risoto dá para 10 pessoas).
Em seguida, acrescentaro suficiente de caldo para cobrir o arroz, deixando uns 2 dedos de caldo acima. Mexer bem o risoto e tampar a panela.
Enquanto isso fritar a linguiça em uma frigideira com pouco óleo e quando ela estiver bem fritinha, retirar do fogo, fatiar e levar para saltear na frigideira com um punhado de alecrim fresco e azeite, apenas para liberar o sabor do alecrim na linguiça.
Ir mexendo e acrescentando mais caldo ao arroz até que ele fique "al dente", como um macarrão de grano duro.
Quando arroz estiver do ponto, desligue o fogo, acrescente um pouco de caldo, a linguiça fatiada e mexa com vigor, para que o risoto "dê liga" - essa eu aprendi com o primeiro cozinheiro do Gèro, que chamava passarinho e cozinhava horrores...

Se quiser, pode acrescentar um fio de azeite extra-virgem antes de servir, colocar o risoto em um prato fundo e servir com um raminho de alecrim para decorar e o resto do vinho que você usou.

2 comments:

Anonymous said...

Legal.

Anonymous said...

Ecaaaa!
é muiiito feio!