Tuesday, May 27, 2008

Sukiyaki

Adoro esse prato japonês, ele é ótimo para comer em turma e vai muito bem com o frio que está fazendo...

O prato Sukiyaki tem origem camponesa e datada na era medieval japonesa.
A palavra Sukiyaki é uma palavra composta onde Suki significa rastelo e Yaki significa assar, deste modo, sukiyaki significa assar com rastelo.
A origem deste prato, hoje sofisticado e tradicional, teve início com os camponeses assando batatas-doces diretamente no fogo com o auxílio do rastelo japonês que com seu formato peculiar facilitava este processo de cocção, facilitando a vida dos camponeses evitando que eles tivessem que levar utensílios de cozinha mais pesados.
Com o passar do tempo eles passaram a assar outros legumes e foram agregando mais ingredientes e molhos, já utilizando panelas de ferro em datas festivas onde todos os comensais se serviam da mesma panela.
Assim o sukiyaki ganhou um valor espiritual típico do japonês que é o de reafirmar os laços familiares, afetivos e de amizade através da mesa, resguardando sua cultura e tradição.

Ingredientes

30g de manteiga sem sal
200g de filé mignon fateado finamente (ou o Coxão Mole que vende em bandejinhas congeladas na Liberdade e eu acho mais saboroso)
6 folhas de acelga
100g de moyashi ( brotos de feijão)]
1 unidade de cebola média
1/2 maço de naga negui (cebolinha grossa,cebolão, cebolinha branca)
1/2 maço de agrião
8 unidades de cogumelos Shiitake
250g de itoh konhaku ( macarrão de batata)
200g de tofu ( queijo de soja)
250g de Udon (macarrão de massa grossa japonês)
Dashi ( molho)
100 ml de shoyu ( molho de soja)
50ml de sake comum
50ml de mirim ( sake doce)
15g de açúcar
Ovo Crú (opcional)
(Porção para 4 pessoas)

Modo de preparo
Lave bem as folhas de acelga e corte-as em cubos ( retângulos), lave os talos da cebolinha grossa e corte-as em pequenos talos de 5 cm em diagonal, retire os talos do cogumelo shiitake, corte em cubos de 5 cm o queijo de soja.
Retire o macarrão de batata do pacote e cuidadosamente esprema-os com as mãos de modo que, saia o máximo do soro que envolve o macarrão. Aqueça a panela e derreta a manteiga, em seguida refogue levemente a carne sem deixar dourar.
Em seguida coloque as folhas de acelga cortadas em cubos ( retângulos), a cebola cortadas em meia rodelas de 1 cm de espessura, os cogumelos shiitake sem os talos e as cebolinhas cortadas em bastonettes de 5 cm de comprimento em diagonal e o tofu cortado em cubos.
Misture todos os ingredientes do molho e adicione ao sukiyaki. Em seguida acrescente o macarrão de batata. Acrescente por fim o agrião e o Udon.
Certifique-se de que todos os ingredientes estão dispostos de forma artística e tampe a panela por 8 minutos e retire a tampa e acrescente o broto de feijão.
Deixe cozinhar por 2 minutos e estará pronto para servir.
Sirva com gohan (arroz japonês).


Observação
*O ovo crú é para passar o sukiyaki quente antes de comer, mas como não são todos que gostam, fica a seu critério. Coloca-se o ovo em um domburi e basta bater o ovo com um garfo levemente antes de comer.
*Caso o molho comece a transbordar da panela retire um pouco do molho com uma concha e guarde. A medida que o molho for secando da panela vá acrescentando aos poucos o molho que você retirou.

Fonte: http://www.sushi-kiyo.com.br/Receitas_restaurante_japones/receita_japonesa_sukiyaki.htm

No comments: